TERMINEI A FACUL, E AGORA?

Tá aí uma preocupação que todo universitário tem, não é mesmo? Antes de chegar ao último semestre a gente já fica pensando onde e como vai trabalhar, como conseguir a primeira oportunidade e como formalizar um bom plano de carreira. E não são só essas com relação ao seu desempenho pessoal, ainda existe toda a concorrência e competição do mercado de trabalho, então como sair da facul com o pé direito? É com isso que eu vou ter dar um help no conteúdo de hoje, cat.

Antes de tudo, você precisa saber que não existe uma receita pronta para conseguir entrar e crescer no mercado de trabalho, cada caso é individual e as pessoas conseguem seus lugares de destaque de formas distintas, porém, eu separei algumas dicas que podem te ajudar a criar o seu próprio método e sair na frente. Então, vamos para as dicas:

ORGANIZAÇÃO, DISCIPLINA E PROATIVIDADE

Independente da sua área, produtividade é o que o mercado mais procura em um colaborador e nem sempre você vai encontrar alguma empresa disposta a desenvolver características como organização, disciplina e proatividade em cada membro sua equipe, essas são qualidades que já precisam fazer parte de você, seja naturalmente, através de experiências ou ensinamentos. E são muito fáceis de identificar. Como você é na faculdade? Os trabalhos em grupo são um bom parâmetro, você era um dos que organizava tudo, distribuía tarefas, analisava os resultados, resolvia problemas e sempre se colocava na frente? Se sim, ótimo, você já tem essas qualidades, mas se você ficava sempre esperando pelos outros, não costuma tomar posição de liderança e espera até o último dia para entregar os trabalhos, é preciso mudar esse comportamento, pois no mercado de trabalho, você dificilmente vai se manter dando apenas “um jeitinho”.

FAÇA O QUE VOCÊ GOSTA

Essa, na verdade, deveria ser uma dica para aquela fase inicial, quando você ainda estava escolhendo o curso, mas mesmo com o curso já vivido e chegando na reta final, você já conheceu algumas das possibilidades que terá com essa profissão, o que a depender da escolha, pode te oferecer um leque gigante de possibilidades, e dentro delas, você pode fazer o que mais gosta. Pode ter certeza que trabalhar com o que você gosta, vai fazer com que você se dedique ainda mais ao trabalho, cumprindo cada atividade com empolgação e prazer, acredite, isso faz toda a diferença. Logo, logo o seu esforço e a naturalidade com que você desempenha as suas funções serão notados e as chances de crescer serão cada vez maiores.

NETWORKING

O mercado de trabalho é feito de pessoas, por pessoas e para pessoas, então, nem adianta querer trabalhar sempre no cantinho, isolado e sem muito contato porque você sempre vai precisar de contato com outras pessoas – e isso é maravilhoso! Essas pessoas, ao conhecerem você e o seu trabalho podem dar uma ajudinha sempre que necessário, seja te indicando para alguma vaga, falando bem de você e do seu trabalho ou até mesmo te oferecendo uma parceria inusitada. Mas se você não fizer o networking, corre risco de acabar isolado, então, mantenha-se rodeado de bons profissionais, que assim como você pensam em crescer na profissão e construir uma carreira promissora.

 

Agora me fala, você já conhecia essas dicas? Já está seguindo? Conhece algumas outras que podem ajudar a galera que tá vivendo esse mesmo momento de transição da facul para o mercado? Ou já tem o seu plano todinho definido e pronto pra colocar em prática? Comenta aqui, vamos criar uma rede de apoio e assim todo mundo se ajuda com boas ideias.

Compartilhar: